30 de novembro de 2011

INSTANTÂNEO - curta temporada em Salvador


Arte, interatividade e tecnologia em Salvador, essa é a proposta do projeto Instantâneo, realizado pelo Núcleo B - Dança Contemporânea, que se apresenta até 11 de dezembro, de sexta a domingo no Espaço Unibanco de Cinema.

Livremente inspirado na obra “Tropicália” (1966), de Hélio Oiticica - que recorre ao pré-requisito da incursão do visitante para fazer funcionar os ambientes coloridos a partir da presença do espectador -, o Instantâneo propõe um Raio-X analítico do carnaval baiano.

O projeto mistura dança, teatro e videoarte. Com o auxílio de minicâmeras digitais portáteis, projetaram personagens que incrementaram o cenário. Um carrinho de supermercado, customizado, virou minitrio.

O humor foi o elemento que os dançarinos Aldren Lincoln, Bel Souza, Fernanda Cristal e Roberto Basílio usaram para reconstruir o universo do carnaval. Eles se revezaram para retratar um mocinho briguento, uma inverossímil Deusa do Ébano, uma perigueti deslumbrada e uma patricinha fogosa.

Oficinas gratuitas
Aprovado no Edital Yanka Rudzka de Apoio à Montagem de Espetáculos de Dança, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, em 2010, o projeto Instantâneo contempla também a realização de oficinas gratuitas. As informações sobre a lista dos selecionados, datas, local e horário de realização encontram-se no blog do Núlcleo B - Dança Contemporânea.

Intervenções urbanas

No dia 7 de dezembro, às 17h, haverá intervenções urbanas no Campo Grande, Porto da Barra e estação de ônibus do Iguatemi. É quando os artistas pretendem levar parte do espetáculo às ruas. O público será provocado a participar ativamente da montagem.



Serviço


Espetáculo INSTÂNTANEO onde: Galeria do Livro & Arte Espaço Unibanco de Cinema [Praça Castro Alves, s/n, Centro. Tel: 3012-2314 | 3354-0605]
dias e horários das apresentações: sextas e sábados, 20h (com concentração do público e atores para fanfarra, na praça Castro Alves, às 19h45) - domingo, 19h
Ingressos: sextas e sábados: R$7 | domingo: R$5


Nenhum comentário:

Postar um comentário