27 de julho de 2013

Projeto Salademúsica apresenta show gratuito de Tiganá Santana


Apresentação acontece no dia 29 de julho, às 20h30, na Saladearte Cinema do Museu

foto: Inaki Marconi | Divulgação


O músico baiano, Tiganá Santana, apresenta um apanhado de sua carreira em show, dia 29 de julho, na Saladearte Cinema do Museu. A performance gratuita, que contará com projeçoes do VJ Gabiru, acontece às 20h30, dentro da programação do Projeto Salademúsica. O último disco de Tiganá foi lançado em outubro de 2012 na Escandinávia, pelo selo sueco ajabu!, e este ano ganhou o mundo, com críticas favoráveis de nomes como a cantora Fabiana Cozza e do jornalista Lennart Kjorling.

Tiganá Santana
Nascido em Salvador, Tiganá Santana iniciou seus estudos musicais aos 14 anos e jamais parou. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia e aprofundou-se nas estruturas linguísticas dos idiomas Kikongo e Kimbundo, naturais do Congo e de Angola, países constitutivos das origens étnicas do Brasil, o que lhe permite trabalhar sobre tais origens de forma fundamentada.

Com apresentações nacionais e no exterior, sobretudo em importantes teatros e festivais europeus, possui um trabalho de compositor, cantor e instrumentista (tendo concebido o seu próprio violão, o qual denominou “violão-tambor” – com afinação, textura e disposição cordofônica próprias) cada vez mais reconhecido. Participou de programas especiais sobre a sua obra em veículos como a BBC3 (Londres), a Rádio Nacional Belga, diversas rádios e tvs suecas, além de grandes revistas especializadas como a Songlines.

Desenvolveu projetos musicais com artistas como Virgínia Rodrigues, Roberto Mendes, Luiz Brasil, Mou Brasil, Fabiana Cozza, Mariana Aydar, Márcia Castro, Jussara Silveira, Ane Brun, Joakim Milder, Maher Cissoko, Mayra Andrade, bem como com o respeitado artista visual brasileiro Emanoel Araújo, além de iniciar um projeto de composições para quilombolas do interior do Rio de Janeiro.

Escreveu trilhas para peças teatrais baseadas nas obras de Cecília Meireles e Bertolt Brecht. Estabeleceu intercâmbio musical com o artista Sidiki Condé, guineense radicado em Nova Iorque, devido às proximidades estruturais da música sagrada afrobrasileira e africana.


VJ Gabiru
Davi Cavalcanti começou sua carreira artística a partir das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia, em 2001. No ano seguinte, participou, enquanto artista plástico, da Bienal do Recôncavo, onde apresentou o vídeo Sampa-Soterópolis. Ainda em 2002, junto com outros artistas, fez parte do Núcloe de Artes Plásticas do Teatro Vila Velha, organizou mostras coletivas e recebeu o Prêmio Braskem de Artes pelo trabalho Ontocartografias. Atualmente produz cenários e materiais gráficos para espetáculos de teatro e dança na Bahia, realizando também fotografia, pintura, instalações, performances, vídeos e suportes digitais, o que lhe concede lastro para assumir sua elogiada identidade artística como VJ Gabiru.


Projeto Salademúsica
Patrocinado pela Vivo e pelo Governo do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, o projeto Salademúsica é uma realização do Circuito Saladearte e prevê a realização de shows ao vivo nas salas de Cinema da Ufba e Cinema do Museu, sempre às segundas-feiras; exibição de filmes sobre música e bate-papo com diretores nos Cine XIV (Sessão Escola) e Cine Vivo, às terças; além de Mostra de videoclipes na Saladearte Cine Vivo, às quartas-feiras, entre os meses de abril e agosto de 2013, com programação inteiramente gratuita. O projeto conta com apoio da atriz Marcia Andrade, que apresenta os shows e media os debates.

SERVIÇO:
Projeto Salademúsica -  show de Tiganá Santana
Quando: Dia 29 de junho, às 20h30
Onde: Saladearte Cinema do Museu [Av 7 de Setembro, 2195, Museu Geológico da Bahia, Corredor da Vitória. Tel: (71) 3338-2241]
Quanto: Entrada franca. Os ingressos são distribuídos a partir das 14h do dia do evento, com limite de 2 bilhetes por pessoa. É necessária a apresentação de um documento de identidade com foto.

Veja o trabalho de Tiganá: http://www.youtube.com/watch?v=lfBmnh4AKtw




Nenhum comentário:

Postar um comentário